Olá pessoal!
Sejam bem vindos!

terça-feira, 29 de maio de 2012

O Brincar

É brincando que as crianças se descobrem, vivenciam através das próprias brincadeiras as situações do mundo adulto mesmo sem saber, expressam suas necessidades, sentimentos e suas vontades as vezes subentendidas, em uma brincadeira de cubos para montar desenvolve-se a área visual, pois o material usado é colorido e nessa idade entre 3 e 4 anos as crianças são estimuladas pelas cores e a coordenação motora fina no manuseio e encaixe das peças.

Antes mesmo de pensarmos que o brincar é uma forma de aprendizado é preciso despertar o aprendiz, como no exemplo dos cubos; as cores estimulam a criança a querer brincar e descobrir o que se pode montar.
O educador ao se propor desenvolver atividades lúdicas é necessário observar algumas características:
 Faixa etária.
 O tipo de atividade a ser desenvolvida.
 O tempo que a atividade lúdica vai ocupar entre as rotinas diárias.
 Qual o objetivo da atividade a ser desenvolvida.
 O local onde ocorrerá a atividade.
 Que tipo de material será utilizado, brinquedos ou jogos.

 http://www.ebah.com.br/content/ABAAABvigAL/artigo-educar-brincando

Nenhum comentário:

Postar um comentário