"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." Paulo Freire.
Olá pessoal!
Sejam bem vindos!
Sejam bem vindos!
quinta-feira, 31 de maio de 2012
terça-feira, 29 de maio de 2012
Tizuko Kishimoto, da USP: brincar é diferente de aprender
Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Tizuko Morchida Kishimoto dá aulas na graduação e pós-graduação, nas áreas do brinquedo, educação infantil e formação do professor. Também exerce as funções de coordenadora do Laboratório de Brinquedos e Materiais
Pedagógicos (Labrimp) e do Museu da Educação e do Brinquedo (MEB).
Pedagoga, com doutorado e pós-doutorado em educação, tem vários livros publicados sobre assuntos relacionados a jogos, brincadeiras e educação infantil.
Em entrevista ao Jornal do Professor, Tizuko Kishimoto diz que brincar é diferente de aprender e fala de temas como as principais brincadeiras utilizadas na aprendizagem infantil, a melhor forma de utilizar brinquedos na sala de aula, brincadeiras tradicionais e jogos eletrônicos, e educadores de destaque na área de brinquedos educativos.
ACESSE O LINK ABAIXO E SAIBA MAIS SOBRE A ENTREVISTA DE KISHIMOTO, MUITO INTERESSANTE LER! RECOMENDO A TODOS!!!
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?idEdicao=19&idCategoria=8
Olá pessoal! esse video que estou postando é muito legal. Ele ensina como fazer um jogo de memória é muito interessante e você que é professor pode fazer para suas crianças, recomendo também para mamães e papais fazerem em casa para seus filhos, isso ajudará na aprendizagem deles. confiram o video!!
O Brincar
É brincando que as crianças se descobrem, vivenciam através das próprias brincadeiras as situações do mundo adulto mesmo sem saber, expressam suas necessidades, sentimentos e suas vontades as vezes subentendidas, em uma brincadeira de cubos para montar desenvolve-se a área visual, pois o material usado é colorido e nessa idade entre 3 e 4 anos as crianças são estimuladas pelas cores e a coordenação motora fina no manuseio e encaixe das peças.
Antes mesmo de pensarmos que o brincar é uma forma de aprendizado é preciso despertar o aprendiz, como no exemplo dos cubos; as cores estimulam a criança a querer brincar e descobrir o que se pode montar.
O educador ao se propor desenvolver atividades lúdicas é necessário observar algumas características:
Faixa etária.
O tipo de atividade a ser desenvolvida.
O tempo que a atividade lúdica vai ocupar entre as rotinas diárias.
Qual o objetivo da atividade a ser desenvolvida.
O local onde ocorrerá a atividade.
Que tipo de material será utilizado, brinquedos ou jogos.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABvigAL/artigo-educar-brincando
É brincando que as crianças se descobrem, vivenciam através das próprias brincadeiras as situações do mundo adulto mesmo sem saber, expressam suas necessidades, sentimentos e suas vontades as vezes subentendidas, em uma brincadeira de cubos para montar desenvolve-se a área visual, pois o material usado é colorido e nessa idade entre 3 e 4 anos as crianças são estimuladas pelas cores e a coordenação motora fina no manuseio e encaixe das peças.
Antes mesmo de pensarmos que o brincar é uma forma de aprendizado é preciso despertar o aprendiz, como no exemplo dos cubos; as cores estimulam a criança a querer brincar e descobrir o que se pode montar.
O educador ao se propor desenvolver atividades lúdicas é necessário observar algumas características:
Faixa etária.
O tipo de atividade a ser desenvolvida.
O tempo que a atividade lúdica vai ocupar entre as rotinas diárias.
Qual o objetivo da atividade a ser desenvolvida.
O local onde ocorrerá a atividade.
Que tipo de material será utilizado, brinquedos ou jogos.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABvigAL/artigo-educar-brincando
segunda-feira, 28 de maio de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)






