Olá pessoal!
Sejam bem vindos!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Oi pessoal!! Hoje vou colocar alguns desenhos relacionados a Festa Junina, já entrando no clima, e você ai em casa pode imprimir para suas crianças pintarem e fazer atividades. Espero que gostem!













terça-feira, 29 de maio de 2012

Tizuko Kishimoto, da USP: brincar é diferente de aprender



Autor:Servico de Comunicação e Mídia da Faculdade de Educação da USP


Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Tizuko Morchida Kishimoto dá aulas na graduação e pós-graduação, nas áreas do brinquedo, educação infantil e formação do professor. Também exerce as funções de coordenadora do Laboratório de Brinquedos e Materiais
Pedagógicos (Labrimp) e do Museu da Educação e do Brinquedo (MEB).

Pedagoga, com doutorado e pós-doutorado em educação, tem vários livros publicados sobre assuntos relacionados a jogos, brincadeiras e educação infantil.

Em entrevista ao Jornal do Professor, Tizuko Kishimoto diz que brincar é diferente de aprender e fala de temas como as principais brincadeiras utilizadas na aprendizagem infantil, a melhor forma de utilizar brinquedos na sala de aula, brincadeiras tradicionais e jogos eletrônicos, e educadores de destaque na área de brinquedos educativos.

ACESSE O LINK ABAIXO E SAIBA MAIS SOBRE A ENTREVISTA DE KISHIMOTO, MUITO INTERESSANTE LER! RECOMENDO A TODOS!!!

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?idEdicao=19&idCategoria=8


Olá pessoal! esse video que estou postando é muito legal. Ele ensina como fazer um jogo de memória é muito interessante e você que é professor pode fazer para suas crianças, recomendo também para mamães e papais fazerem em casa para seus filhos, isso ajudará na aprendizagem deles. confiram o video!!

Jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem

Clique aqui e saiba mais!

O Brincar

É brincando que as crianças se descobrem, vivenciam através das próprias brincadeiras as situações do mundo adulto mesmo sem saber, expressam suas necessidades, sentimentos e suas vontades as vezes subentendidas, em uma brincadeira de cubos para montar desenvolve-se a área visual, pois o material usado é colorido e nessa idade entre 3 e 4 anos as crianças são estimuladas pelas cores e a coordenação motora fina no manuseio e encaixe das peças.

Antes mesmo de pensarmos que o brincar é uma forma de aprendizado é preciso despertar o aprendiz, como no exemplo dos cubos; as cores estimulam a criança a querer brincar e descobrir o que se pode montar.
O educador ao se propor desenvolver atividades lúdicas é necessário observar algumas características:
 Faixa etária.
 O tipo de atividade a ser desenvolvida.
 O tempo que a atividade lúdica vai ocupar entre as rotinas diárias.
 Qual o objetivo da atividade a ser desenvolvida.
 O local onde ocorrerá a atividade.
 Que tipo de material será utilizado, brinquedos ou jogos.

 http://www.ebah.com.br/content/ABAAABvigAL/artigo-educar-brincando

segunda-feira, 14 de maio de 2012